Charlis Santos

Data de nascimento:
Bancada: PMDB
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Nascido na localidade de Rincão do Herval em Santo Antônio da Patrulha, no dia 19 de julho de 1985, Charlis dos Santos é filho de Antônio Fraga dos Santos e Terezinha de Fátima dos Santos. Cursou a primeira parte do Ensino fundamental nas Escolas Municipais Manoel Luiz Osorio (hoje extinta) e Felisberto Luiz de Oliveira, na localidade de Monjolo. Durante a infância sempre ajudou os pais nos trabalhos com a casa e na roça, quando moravam no interior.


Aos 12 anos, mudou-se com a família para a cidade, no Bairro Santa Terezinha, onde mora até hoje. Terminou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Professora Gregória de Mendonça e concluiu o Ensino Médio concluído na Escola Estadual Patrulhense.
Seu primeiro emprego foi como balconista no Bar Turista, onde trabalhou por 4 anos. Na sequência, atuou em fábricas de calçados e no comércio patrulhense até o ano de 2008.


Em 2007 ingressou no curso de Jornalismo na Ulbra de Canoas, onde começou a dar andamento a uma paixão, a comunicação. Quando saiu do comércio, estagiou, de forma voluntária, na Rádio comunitária FM, onde era responsável pelo quadro de esportes da emissora. Também em 2008 participou da produção do Jornal Correio de Santo Antônio, onde atuava como colunista.


Por conta destes trabalhos, passou a compor a assessoria de imprensa da Prefeitura, a convite do Prefeito Daiçon. Neste mesmo ano, ausentou-se da Prefeitura para assessorar a comunicação da campanha de Daiçon e Branquinho à prefeitura e compôs a equipe do Programa Momento Mulher, na Rádio Itapuí.


Em 2009 retornou à assessoria de imprensa da Prefeitura, onde se manteve até 2010, quando se mudou para Porto Alegre. Lá, estagiou na TV Pampa, na produção dos programas Estúdio Pampa, Pampa Debates e Pampa Meio Dia. Também foi assessor de imprensa da empresa Golden Cross.


Em 2011 retornou para Santo Antônio da Patrulha e para a assessoria de imprensa da prefeitura, licenciando-se apenas para concorrer a vereador nas eleições de 2012, onde conquistou 308 votos e ficou como 3º suplente. Após as eleições tornou-se Coordenador de Meio Ambiente até dezembro de 2012.


No início de 2013, iniciou seu próprio negócio montando uma construtora, a BR Cidades. Em 2014 trabalhou na campanha de Sartori para governador, Giovani Feltes para Deputado Federal e Gabriel Souza para Deputado Estadual. Por conta deste trabalho, foi convidado para trabalhar na Casa Civil, no Departamento de Assuntos Municipais (antiga Secretaria dos Prefeitos), de janeiro de 2015 a junho de 2016, saindo apenas para concorrer a vereador.


Nas eleições de 2016, fez 1.331 votos, sendo o terceiro mais votado do município e o mais votado do PMDB, tornando-se líder do governo na Câmara.


Foi Presidente da Juventude do PMDB do município por dois mandatos. É Secretário Adjunto da Executiva do Partido em SAP, Coordenador do JPMDB do Litoral Norte, Tesoureiro do JPMDB do RS e Coordenador Estadual da Fundação Ulysses Guimarães.


No final de 2017, concluirá o curso de Coatching, pela Sociedade Brasileira de Coatching em São Paulo, com foco em Desenvolvimento de Pessoas e Emprendedorismo.