Emater visita à Câmara Municipal

Em visita à Câmara Municipal, Paulo Rojan, Engenheiro Agrônomo e chefe do Escritório Municipal da Emater, Márcia Sparemberger, extensionista rural e Flademir Schimidt, técnico estiveram visitando a Casa Legislativa nesta terça-feira (02). Na oportunidade entregaram aos vereadores Rodrigo Massulo (Progressistas) e André Selistre (PSB) o livro sobre A Produção Artesanal da Agroindústria Familiar, elaborado pela Emater/Ascar-RS, lançado na última edição da Expointer, onde nosso município foi contemplado com uma receita da agricultora Aracema Medeiros Heldt, da localidade de Roça Grande.

O livro reúne um conjunto de receitas elaboradas por agricultores proprietários de agroindústrias familiares participantes do Programa Estadual de Agroindústria Familiar-PEAF.

 A tradição presentes nestas receitas, origem destas agroindústrias, tem como particularidade a produção artesanal e familiar. As receitas caseiras são a essência dos produtos coloniais, que resgatam e remetem os consumidores a suas lembranças do tempo em que moravam na colônia, da comida feita pela vovó e dos tempos de infância. Com 27 deliciosas receitas de culinária do Estado, organizadas por região, ilustradas com belíssimas fotografias, que retratam a diversidade e riqueza da gostronomia gaúcha.  

Atualmente com 42 propriedades com certificado de agroindústria entregue aqui em Santo Antônio da Patrulha, Rojahn entende que a agroindústria é fundamental na transformação do produto e chama a atenção neste assunto tão falado que é a associação familiar. Ele observa que nestas quarenta e duas famílias, muitos filhos estão ficando em suas propriedades, pois estão visualizando renda. O jovem com esta perspectiva esta ficando na propriedade.