A Câmara de Santo Antônio da Patrulha aprovou em 27 de agosto deste ano indicação do vereador Charlis Santos ao prefeito Daiçon Maciel da Silva na qual sugere que a Prefeitura institua o Programa Estágio Melhor Idade, que promoveria a inserção e retorno de pessoas com idade mais avançada ao trabalho na administração pública.

A proposta visa criar um programa denominado Estágio Melhor Idade ou ampliar o decreto nº 885, que dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da administração municipal, permitindo que pessoas com idade acima de 50 ou 60 anos possam retornar às atividades laborais prestando trabalho à administração pública municipal.

Para que a medida seja implementada, poderia ser fixada uma cota reserva de 10% (dez por cento) a 15% (quinze por cento) das vagas de estágio na administração pública municipal destinada exclusivamente à faixa etária da melhor idade.

Charlis destaca que deve ser de interesse público a promoção de políticas voltadas aos idosos, tendo em vista que as atividades e a participação social são aspectos relevantes que possibilitam a melhoria do perfil funcional dos indivíduos dessa faixa populacional.

A indicação do vereador Charlis aprovada pelo legislativo municipal está sob análise do prefeito.

O Vereador Rodrigo Massulo recebeu, no final da manhã desta quarta-feira, a visita dos vereadores Sandra, Micoco e Djalmo, de Caraá. Os parlamentares do município vizinho vieram conhecer a iniciativa do vereador patrulhense que pretende permitir uma parceria entre escolas da rede municipal e iniciativa privada. Uma cópia do anteprojeto de lei foi entregue a cada um dos vereadores visitantes.

No último dia 5, foi aprovada por unanimidade a Indicação 091/2018, de autoria do vereador Massulo, sugerindo que a Prefeitura envie um projeto de lei que permita a contribuição da iniciativa privada para a realização de melhorias em escolas municipais.

O Programa “Empresa Amiga da Escola” teria por finalidade autorizar as empresas privadas a investirem, por meio de doações, em obras de reforma e melhorias nas escolas municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil.

As doações poderiam ser feitas por meio de prestação de serviços ou de entrega de materiais para a obra, diretamente à instituição de ensino escolhida. Em contrapartida, a empresa doadora poderia colocar placa com exploração de publicidade, dentro da instituição de ensino e nas imediações dela, demonstrando que é Amiga da Escola na realização da obra de reforma.

Recentemente, Massulo se reuniu com a Procuradora do Município para levar a ideia do projeto, e a sugestão foi bem recebida pela Administração Municipal.

Marcelo Gaúcho (PTB) esteve nesta sexta-feira (09) no antigo depósito da Triunfo-Concepa, as margens da BR 290 (Freeway), em Santo Antônio da Patrulha.

A preocupação com o déficit nas Contas Municipais foi a principal iniciativa da visita do vereador em busca de alternativas para ajudar o município na questão de obras, manutenções e revitalizações.  

Hoje administrado e sob a responsabilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Gaúcho foi verificar a quantidade de materiais e equipamentos atirados no tempo, sucateados e que possivelmente daqui a pouco sem mais condições de uso. São diversas peças de sinalizações de trânsito, cavaletes, placas, painéis, pórticos, bobinas de cabos elétricos e uma grande quantidade de frisado e saibro.

Marcelo também localizou entre os entulhos uma estrutura completa para a colocação de um pórtico para a entrada da cidade de Santo Antônio da Patrulha. Conforme sua fala na 41ª Reunião Ordinária da Câmara de vereadores, nesta segunda-feira (12), encaminhou um requerimento nº 679/18 ao Excelentíssimo Senhor Allan Magalhães Machado, Superintendente Regional do DNIT no Estado do Rio Grande do Sul, solicitando a doação de materiais que estão abandonados, como saibro e pórtico, para o município de Santo Antônio da Patrulha, bem como que seja encaminhada cópia deste ao Exmo. Sr. Daiçon Maciel da Silva, Prefeito Municipal, para que tome ciência desta solicitação.

Em outubro deste ano, o vereador Samuel Souza (PTB) encaminhou um requerimento nº 583/18, na 35ª Reunião Ordinária da Câmara, ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, para que, através da Secretaria Municipal de Obras, enviasse ao DNIT, a solicitação de cedência do material estocado no depósito possibilitando ao Poder Executivo e a Secretaria de Obras a doação do material fresado do asfalto, que não será reutilizado, visando empregar nas estradas do interior de Santo Antônio.

A Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha recebeu, na tarde desta segunda-feira, 12, a visita dos alunos da rede estadual de ensino.

Os Alunos da E.E.E.M. Patrulhense foram recepcionados pelo vereador da Casa Legislativa, Rodrigo Massulo (Progressista).

A visita foi devido ao estudo sobre Constituição realizado em sala de aula e o vereador respondeu algumas perguntas na área de sociologia.

A visita à Câmara Municipal possibilitou aos alunos conhecer, além das instalações, um pouco sobre o funcionamento do legislativo cotidiano, a função dos vereadores e a importância do parlamento para a sociedade.

Na 39ª Sessão Ordinária, ocorrida na segunda-feira (29/10), através de um pedido verbal o vereador Marcelo Gaúcho (PTB), solicitou ao DAER e a Secretária de Obras, Trânsito e Segurança a colocação de mais placas indicativas de redução de velocidade em frente à escola infantil. 


Mediante a falta de segurança na ERS 030 e a preocupação do vereador Marcelo Gaúcho (PTB), hoje à tarde esteve acompanhado do Diretor de Trânsito de Santo Antônio da Patrulha, Da Costa, na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Osório.

Solicitaram a colocação de placas indicativas e redutores de velocidade em frente à Escola de Educação Infantil Baby Pinguinho, localizada às margens da RS 030, na Av. Cel Victor Villa verde, Cidade Baixa. Entendem que já existe uma faixa de segurança, há pouco tempo foi repintada, mas ainda é pouco sinalizado.

Gaúcho foi recebido por Antônio Serqueira, da superintendência de faixa de domínio, reforçando seu pedido referente à segurança da escola, professores, pais e alunos.

“O trecho possui uma grande circulação de estudantes devido às escolas existente no bairro e também por ser a principal entrada e saída da cidade”, reforça Gaúcho.

Em menos de 24hs aconteceram dois acidentes. Na manhã desta sexta-feira (09), um engavetamento de três veículos, interrompeu a via, por volta das 7hs.