Após ter visitado novamente o Centro de Reabilitação Física, Auditiva e Visual – CER III, em Osório, na semana passada, e retornar à Câmara com algumas dúvidas sobre as vagas destinadas a Santo Antônio da Patrulha, o vereador Marcelo Gaúcho reuniu-se com a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde de Osório e com membros da Secretaria Municipal de Saúde Patrulhense. Presentes no encontro da tarde de ontem, 11,  estavam o Coordenador da 18ª, delegado Julio Mirim, a delegada adjunta, Magda Bartikoski, o Secretário Municipal de Saúde de SAP, Charlis Santos, a Diretora de Apoio e Infraestrutura da SEMAS, Rafaela Dapper Brazzalle, a Técnica de Enfermagem, Sislaine Pacheco e duas funcionárias técnicas da 18ª, Lariane Maciazeki e Liara Saldanha Brites.

Na oportunidade as técnicas elucidaram como se dá o preenchimento das vagas disponíveis no CER III, tanto para consultas como para confecção de próteses e órteses. Segundo Liara, todas as solicitações para as reabilitações auditiva, física e visual devem ser realizadas no SISREG (Sistema Nacional de Regulação) e não mais pelo GERCON (Gerenciamento de Consultas). Diferente de outros, os procedimentos realizados no CER não têm cota. Na prática, a marcação de consultas/exames é realizada pela 18ª CRS por meio da regulação baseada em critérios clínicos de classificação de risco.

Sendo assim, muitas pessoas que estão na fila, esperando por atendimento, continuam obedecendo aos critérios clínicos, que definem o grau de urgência e importância do atendimento para aquele paciente. Em outras palavras, os pacientes mais graves e com maior necessidade terão prioridade nos atendimentos, independente de sua colocação na fila e isso só poderá ocorrer através de laudos médicos que comprovem a gravidade do caso.

Atualmente, Santo Antônio tem 16 pacientes cadastrados no sistema para reabilitação auditiva, sendo que 5 são pacientes antigos (que já estavam cadastrados no GERCON e agora passaram via SISREG) e 14 são idosos, além de 3 pacientes aguardando atendimento para reabilitação física, onde todos são adultos não idosos.

O vereador agradeceu a atenção de todos os envolvidos na reunião e sugeriu que haja maior divulgação de como são feitas as marcações e de como são preenchidas as vagas para que a comunidade possa entender melhor como se dá todos os procedimentos até o atendimento.

 

A incidência de buracos em várias ruas de Santo Antônio da Patrulha não para de aumentar. Após andar por uma dessas vias e surpreender-se com a dimensão das fendas no asfalto, o Presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Massulo, protocolou um Pedido de Providência solicitando que a Secretaria Municipal de Obras, Trânsito e Segurança promova operação tapa buracos na Estrada da Empresa Magna Cosma.

Rodrigo salienta que é um descaso por parte do executivo, pois a estrada leva a uma das maiores empresas do município, uma multinacional enorme que gera muitos empregos e ajuda a cidade na sua arrecadação. “O reparo urgente é necessário, pois por ali passam diversos caminhões e veículos de funcionários da empresa”, diz Massulo.

O vereador conclui dizendo que espera que a administração, através da SEMOT, faça a melhoria indispensável, pois é o mínimo que se espera da prefeitura em respeito a uma empresa tão importante para a cidade.

 

 A noite da última segunda-feira, 09, lotou o Espaço Cultural Qorpo Santo, na Sessão Solene que entregou 9 títulos de Cidadão Emérito Patrulhense e 7 Títulos de Cidadania Patrulhense a 16 agraciados através de indicações dos vereadores de Santo Antônio da Patrulha.

 

Receberam o Título de Cidadão Emérito Patrulhense os(as) senhores(as):

- Adelino Felisberto Martins Terra – indicado pela suplente de vereadora Glória Terra

- Claire Mary Winck de Barcelos – indicada pela vereadora Eronita Andrade

- Daniel Cândido da Silva – indicado pelo vereador Jorge Eloy de Oliveira

- Gilberto dos Santos Souza – indicado pelo vereador Alzemiro Costa

- Ivandir Gil Pereira – indicado pelo vereador Dirceu Machado

- Jacira Conceição dos Santos – indicada pelo vereador Rodrigo Massulo

- José Alexandre Melo Gomes – indicado pelo vereador Manoel Adam

- José Vilmar da Silva – indicado pelo vereador Marcelo Gaúcho

- Sueli Lang dos Santos – indicada pelo vereador Valtair Andrade

 

Já os Títulos de Cidadania Patrulhense foram entregues aos senhores:

- Andrei Moraes Niekrachevicz – indicado pelo vereador João Luis Bacana

-Cléia Juçara Airoldi – indicada pelo vereador Adelino Stecanela

 -Júlio Cesar Sant’anna de Souza – indicado pelo vereador Samuel Souza

- Paulo Roberto dos Santos Machado – indicado pelo vereador licenciado Charlis Santos

- Rildo de Oliveira – indicado pelo vereador Jair Belloli

- Sérgio Alexandre Airoldi – indicado pelo vereador André Selistre

- Valdernei Tonete, indicado pelo suplente de vereador Antônio Vieira.

 

A agraciada, Jacira Conceição dos Santos discursou em nome dos que receberam a outorga de Cidadão Emérito e o homenageado Julio Cesar Sant’anna de Souza falou em nome dos novos intitulados Cidadãos Patrulhenses.

 

O título de cidadão emérito foi criado para premiar aqueles que prestaram serviços relevantes à cidade. Quando a Câmara Municipal outorga um título de cidadania patrulhense, ela está equiparando o homenageado a uma pessoa nascida no Município, e distinguindo-a com especial destaque no cenário da comunidade.

 

A partir de relatos feitos por patrulhenses sobre inúmeros roubos ocorridos nos túmulos do cemitério municipal de Santo Antônio da Patrulha, o vereador Marcelo Gaúcho protocolou um Requerimento (nº 842/19) para que sejam encaminhadas ao Legislativo, no prazo legal de 30 dias, por parte da Administração Municipal, através do setor responsável, informações de quem faz a manutenção do cemitério municipal e quais medidas estão sendo tomadas quanto aos frequentes furtos que vem ocorrendo neste local.

Segundo familiares que visitam os sepulcros de entes já falecidos, há bastante tempo tem sumido muitas coisas no cemitério, inclusive vidros que cobrem as capelas, alumínio das alças e molduras das fotos dos túmulos. “Nós repomos as peças roubadas e os bandidos voltam a praticar os furtos. Repomos novamente e eles roubam de novo e assim sucessivamente”, diz Dona Maria, uma patrulhense que tem parentes enterrados no local.

Em visita ao local, Gaúcho faz questão de dizer que o local está limpo e organizado. Porém, salienta que a comunidade precisa ser informada sobre quais são as medidas que estão sendo tomadas referente aos roubos, para dar um retorno a população. “Até porque as pessoas pagam a taxa anual do cemitério e nada mais justo do que ter esse retorno em forma de segurança”, conclui Marcelo.

 

Devido a Sessão Solene de entrega de Título Honorífico de Cidadão Emérito do município e Título de Cidadania Patrulhense que ocorrerá na noite de hoje, 09, a 45ª Reunião Ordinária da Câmara de Santo Antônio da Patrulha será antecipada para ás 15h desta segunda-feira.

As comissões ocorrem nos horários habituais e a transmissão da Reunião ocorrerá normalmente pela página do Facebook da Câmara, ao vivo.

A cerimônia de entrega de títulos ocorrerá hoje, ás 20h, no Espaço Cultural Qorpo Santo, localizado na Rua Bolívia s/nº, ao lado do Ginásio Municipal de SAP.