Os vereadores Marcelo Gaúcho, Samuel Souza e Dirceu Machado estiveram em reunião com a Metroplan, na tarde desta terça feira, 04 de abril, para tratar sobre o Passe Livre Estudantil em Santo Antônio da Patrulha.

No encontro com o Coordenador Geral do Passe Livre, Helio Schreinert Filho, e com a Coordenadora Operacional do projeto, Brunilda de Fátima Werner, os vereadores reivindicaram que seja retomado o Programa para as faculdades de Taquara (FACCAT) e inserida a cidade de Osório no transporte para a UNICNEC. A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - Metroplan - é o órgão responsável pela elaboração e coordenação de planos, programas e projetos do desenvolvimento regional e urbano do Estado do Rio Grande do Sul, estando, dentre eles, o Passe Livre Estudantil, que isenta a passagem de estudantes que comprovem renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e que residam em uma cidade mas estudem em outra e que comprovem frequência nas instituições de ensino.

Como sugestão, os vereadores colocaram a possibilidade de que empresas de Santo Antônio da Patrulha possam oferecer esse transporte, obedecendo as normas do programa. Hélio afirmou que nas próximas semanas estará estudando o retorno do transporte para Taquara, porém, para Osório isto não será possível visto que o município pertence a Aglomeração Urbana do Litoral Norte e Santo Antônio pertence a região metropolitana, fato que impede a realização do programa entre as duas cidades.