Vereador Gabriel propõe programa para levar atividades físicas ao interior

As grandes transformações observadas nas últimas décadas provocaram mudanças sociais e na saúde, individual e coletiva, jamais imaginadas. O perfil atual dos problemas de saúde faz com que a promoção de estilos de vida ativos (e saudáveis, em geral) seja valorizada e colocada como uma das prioridades da Organização Mundial da Saúde. O vertiginoso crescimento populacional, o aumento na expectativa de vida e a grande concentração nas áreas urbanas e rurais fizeram com que as questões relativas ao estilo de vida ganhassem destaque, tanto na área da promoção da saúde quanto nas políticas de lazer e mesmo na perspectiva de sustentabilidade do planeta. O processo de promoção da saúde envolve, necessariamente, políticas públicas que apoiem seus pressupostos. A partir daí, contribuem a educação, a criação de oportunidades, além de redução de barreiras (ambientais ou regulatórias) na vida das pessoas e comunidades.

Foi com este propósito que o vereador Gabriel Diedrich (MDB) defendeu na sessão realizada no dia 18 de junho a Indicação nº 194/2022 sugerindo ao poder Executivo um estudo de viabilidade de realização de um programa que leve atividades físicas às praças, salões comunitários ou clubes de mães nas regiões do interior de Santo Antônio. Conforme Gabriel, “todos nós sabemos que a atividade física é um hábito saudável que previne doenças, melhora a qualidade de vida e prolonga a vida”, afirmou.

Para Gabriel, é importante utilizar estes espaços nas localidades do interior para incentivar a prática de atividades físicas. Ele entende que esta deve ser uma política pública implementada pelo Município, por estar diretamente ligada à saúde preventiva. E salienta, que é mais econômico para o Executivo e mais seguro para a população, investir na prevenção do que tratar a doença.

O vereador ainda sugere a parceria entre Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que conhecem bem a zona rural, bem como o estilo de vidas das famílias no interior, para juntos atuarem na criação e desenvolvimento do programa.

Postado: 25/07/2022
Atualização: 25/07/2022