Vereador Gabriel cobra resposta ao pedido de congelamento dos valores do IPTU

O vereador Gabriel Diedrich cobrou uma resposta sobre sua proposta de congelamento dos valores do Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Aprovado na Câmara de Vereadores em outubro passado, o pedido ainda não foi atendido pelo Executivo.

“A minha indicação que reitera o congelamento teve adesão dos vereadores das Bancadas do MDB, Ricardo Pires, Valdir Silva e Vieira Dias, e do PDT, Renato Rocha, e foi aprovada por unanimidade na reunião de segunda-feira (13). Temos como bom exemplo a iniciativa do Prefeito de Porto Alegre, que aprovou um projeto na Câmara de Vereadores e congelou o IPTU da Capital entre 2022 e 2025.

Gabriel explica que o objetivo é buscar manter o poder de compra da população, amenizando um pouco o impacto financeiro sobre as famílias, tendo em vista as consequências da pandemia. “Os recentes e constantes aumentos da tarifa de energia elétrica, dos combustíveis e alimentos vêm contribuindo de forma significativa na queda vertiginosa da renda da população. Ademais, a boa situação financeira superavitária das contas públicas municipais permite essa medida”, afirma o vereador.

A economia é uma roda, o aumento no IPTU, com certeza, levará a diminuição dos já escassos recursos, principalmente da população mais pobre, e terá como um resultado óbvio a diminuição de compras.

O congelamento no valor do IPTU vai beneficiar toda a população, tanto o setor comercial, como indústrias e as próprias famílias, que estão com dificuldades em função da instabilidade da economia.

Esperamos que a administração municipal analise com bastante critério a presente sugestão a fim de minimizar os nefastos efeitos econômicos da pandemia, retornando positivamente à proposta legislativa.

Postado: 20/12/2021
Atualização: 20/12/2021