Valdir pede a ampliação no número de Agentes Comunitários de Saúde

Aumentar o efetivo da saúde em Santo Antônio da Patrulha é o que espera o vereador Valdir Silva (MDB) ao apresentar a Indicação nº 083/22, solicitando a contratação de um Agente Comunitário de Saúde (ACS) para atender a localidade da Agasa.

Valdir explicou que o agente comunitário é um elemento chave do sistema na atenção primária de saúde. Ele é um elo entre a comunidade e os serviços ofertados nas unidades de saúde, por meio do contato permanente com as famílias da região em que atuam. Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

Os Agentes Comunitários de Saúde são aqueles que atuam mantendo mais contato junto à população, se constituindo nos responsáveis diretos na conscientização do sistema de saúde preventiva.

A proposição foi apresentada e aprovada por unanimidade, na 11ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira, dia 18. A demanda é endereçada ao prefeito Rodrigo Massulo e ao secretário Municipal da Saúde, Antônio Selistre.

Por fim, o vereador defende que estes profissionais são de grande estima para o planejamento da saúde do município de Santo Antônio, tendo em vista que o desempenho de suas funções visa prevenir e auxiliar no combate de doenças que possam surgir nas comunidades.

Postado: 22/04/2022
Atualização: 22/04/2022