Serviço 188 contra suicídio está ativo em Santo Antônio, anuncia a vereadora Jacira

Durante a 38ª Reunião Ordinária a vereadora e líder de Governo, Jacira Santos, encaminhou, ao Poder Executivo, a Indicação nº 310/2022 sugerindo a necessidade de criar o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio. Um tema encarado como um tabu nos debates públicos, além de cercado de desinformações ou preconceitos.

Quanto aos primeiros aspectos, a vereadora pontuou que o tratamento mental e emocional deve ser encarado como um processo necessário, e como um direito, assim como qualquer outra modalidade de atendimento na área da saúde. Da mesma forma, deve ser fornecido de maneira universal, gratuita e acessível a todo cidadão e cidadã, por meio do Sistema Único de Saúde e de outros meios de atendimento ligados ao Estado.

Nesta semana, o Poder Executivo, lançou o Programa de Prevenção ao Suicídio oferecendo este apoio, através do telefone 188, do Centro de Valorização à Vida (CVV). Você pode encontrar esse apoio psicológico em qualquer dia e qualquer horário, pois o atendimento é 24 horas. O serviço é totalmente gratuito e sigiloso, tendo como objetivo auxiliar àquelas pessoas que necessitam desabafar para vencer suas dificuldades.

“O CVV é uma entidade independente e sem fins lucrativos que oferece o serviço de prevenção do suicídio e apoio emocional gratuitamente e de forma sigilosa. É uma importante ferramenta para pessoas desabafarem e serem orientadas diariamente, além de manterem o anonimato. Muitas vidas poderão ser salvas com o acesso a esse tão importante serviço reconhecido em todo o Brasil”, finaliza Jacira.

Postado: 03/11/2022
Atualização: 02/12/2022