Santo Antônio da Patrulha comemora 211 anos de história

Santo Antônio da Patrulha é um dos quatro primeiros Municípios do Rio Grande do Sul, junto com Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre. Com colonização basicamente de origem açoriana, com o decorrer do tempo, passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.

Em 2022, comemoramos 211 anos de Instalação da Câmara de Vereadores no município, no próximo dia 3 de abril. Foi em 1811 que a população da época elegeu seus primeiros vereadores. Sua existência é ainda mais antiga, 31 de agosto de 1760, foi inaugurada a Capela Curada de Santo Antônio da Guarda Velha de Viamão e, a partir desse momento, o povoado foi se organizando e estabelecendo uma vida administrativa e social.

Desde então Santo Antônio da Patrulha sempre se mostrou um município pujante, deixando exemplos para várias cidades que dele se originaram. Sabemos da rica e inestimável história desde a instalação de Santo Antônio da Patrulha até os dias de hoje, que em seus 261 anos de existência, vem lastreando na contribuição e melhoria para toda região e até internacionalmente, através de suas indústrias metal mecânica, seus produtos alimentícios, sua cultura e culinária, enfim, com todo seu potencial, industrial, agrícola, pecuário, turístico, agricultura familiar e o legado de sua população, nos orgulhando com seu trabalho diário, construindo o desenvolvimento da cidade.

Os vereadores vem cumprindo com a missão que lhes foi concedida pela população, contribuindo com o desenvolvimento do município, na busca de novos projetos e desafios para fazer ainda mais e melhor, não desistindo e desejando que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho de Santo Antônio da Patrulha.

Seguimos juntos dispostos a servir ao lado daqueles que acalentam sonhos e desejam construir, com muita determinação, um futuro ainda melhor para nós e para as gerações de nossos filhos patrulhenses.

A divisão dos Poderes só aconteceu com o fim do Império e a proclamação da República em 1889, quando surgiu a figura do Intendente para administrar o município, o que predominou até o governo de Getúlio Vargas, mudando a denominação para prefeito municipal.

Atualmente, a Câmara é formada por 13 vereadores e possui uma mesa diretora, onde três vereadores ocupam as posições: presidente André Selistre (Progressista), vice-presidente Samuel Souza (PTB) e secretário Diego Portal (PDT).

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, André Selistre, convida, conforme Ofício nº 106/2022, a Ilma Sra. Vera Lúcia Maciel Barroso para realizar uma explanação alusiva a data de instalação da Câmara, integrando a Sessão Solene em homenagem à mulher patrulhense, concedendo as Ilmas senhoras Denise Moro, Iolanda Maria Britto Rosa, Lizete Teresinha Barcellos Tedesco e Lucy da Silva Ribeiro, a insígnia Mulher Patrulhense Destaque, com fulcro na Lei nº 6.720/2013, que realizar-se-á no dia 04 de abril de 2022, às 19 horas, nas dependências do Plenário Euzébio Barth.

Parabéns Comunidade patrulhense, que, com galhardia enaltece a cidade!

Postado: 29/03/2022
Atualização: 29/03/2022