Sancionado PL que reconhece os rodeios como patrimônio cultural e prática esportiva em Santo Antônio

O Rio Grande do Sul possui importantes elementos culturais. Um exemplo nesse sentido são os rodeios, sendo um dos mais reconhecidos o rodeio de Santo Antônio da Patrulha. A festividade marca momentos e pessoas, envolvendo comunidades que com suas visões de mundo se identificam e deixam seu legado na história do município. O objetivo deste trabalho é resgatar a história dos rodeios crioulos, destacando a importância da festa do rodeio como um movimento artístico e cultural relevante para o local e a região.

No início do mês de agosto, durante a 26ª Reunião Ordinária, foi aprovado por unanimidade o PL 197/2022. A bancada Progressista juntamente com o vereador Samuel Souza (PTB), proponentes do PL, justificaram na época que o município tem na sua história a contribuição do sulista. Existe um grande número de pessoas que cultuam e muitos que vivem da cultura e das tradições gaúchas no município, e a Lei é uma forma de manter viva e preservar as raízes campesinas nos CTG’s e nas comunidades porque hoje, falar de Santo Antônio é também falar de tradicionalismo.

O prefeito Municipal, Rodrigo Massulo, sancionou nesta semana a proposta que reconhece os rodeios como patrimônio cultural, prática esportiva e de relevante importância social e econômica para o município de santo Antônio da Patrulha.

Postado: 19/08/2022
Atualização: 19/08/2022