Projeto de Lei que institui a Campanha Junho Violeta é aprovado e promove a Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em Santo Antônio da Patrulha

O Projeto de Lei nº 272/2021 foi aprovado por unanimidade de votos, na 19ª Reunião Ordinária, realizada no dia 10 de junho. O referido Projeto de Lei institui a Campanha “Junho Violeta”, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em Santo Antônio da Patrulha e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do município, sendo comemorado anualmente no mês de Junho.

Durante todo o mês de Junho, a prefeitura e parceiros poderão desenvolver uma série de ações de sensibilização como seminários, palestras, eventos, atividades educativas, dentre outros, com o fim de conscientizar a população a respeito da proteção às pessoas idosas.

A cor violeta simbolizando a campanha, poderá ser utilizada em prédios públicos, em organizações que atuam na área, entre outros, e o símbolo da campanha será um pequeno laço cor violeta.

De acordo com o vereador, o Junho Violeta tem como objetivo desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra pessoas idosas no âmbito do Município.

O Projeto de Lei foi formulado a partir de demandas trazidas pela população e por órgãos de apoio, como o Conselho Municipal do Idoso. A escolha do mês de junho, faz referência ao 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Conforme a pesquisa do vereador Progressista, a data foi instituída, no ano de 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de criar uma consciência mundial, social e política, de combate a toda e qualquer violência cometida contra essa população.

Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito. E todos nós, instituições e sociedade, temos responsabilidade sobre a vida das pessoas que já deram a sua contribuição e merecem respeito.

A Violência contra os idosos tem muitas faces e se manifesta no cotidiano de diversas formas, como psicológica, econômica, institucional, física e sexual.

Postado: 14/06/2022
Atualização: 14/06/2022