Paulo Neves pede ao Estado RS inclusão do município no projeto de escolas de tempo integral

Este é um dos grandes desafios da ampliação de escolas de tempo integral. Nesta semana, o vereador proponente Paulo Neves encaminhou, junto com a sua bancada MDB, o Requerimento nº 1308/2022 ao vice-governador eleito Gabriel Souza propondo a inclusão do município de Santo Antônio da Patrulha neste projeto.

Conforme a avaliação cautelosa da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, nomeada no fim da primeira gestão de Leite, potencialmente existe a chance do Estado do RS passar ao modelo de tempo integral pelo menos metade das escolas estaduais de Ensino Médio. Em números, significa saltar das atuais 18 para 550, em quatro anos.

Para uma escola ser considerada de tempo integral, ela precisa oferecer no mínimo sete horas de carga horária diária, de segunda a sexta-feira. O Rio Grande do Sul terá, inicialmente, a carga mínima para o formato integral (há Estados que oferecem até dez horas diárias aos alunos).

A educação de tempo integral prevê que a ampliação de carga horária deve mobilizar todas as disciplinas e dar espaço para atividades de criação dos estudantes.

Postado: 24/11/2022
Atualização: 02/12/2022