Jacira incentiva a criação do projeto “Horta Urbana, Horta é Saúde”

A Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha encaminhou, ao Poder Executivo, uma importante proposta para que seja realizado um estudo de viabilidade para a criação do projeto “Horta Urbana, Horta é Saúde”, com objetivo de fortalecer o desenvolvimento sustentável e social naqueles terrenos públicos ociosos para a produção de alimentos orgânicos, em regime de cooperação comunitária.

A Indicação nº 275/2022 foi apresentada pela vereadora e líder de Governo, Jacira Santos, e aprovada por unanimidade durante a 34ª Reunião Ordinária na segunda-feira, dia 26.

De acordo com a vereadora, horta urbana visa a produção de várias plantas de fácil e rápido cultivo (ervas medicinais, verduras, hortaliças), além de dar uma destinação provisória adequada a áreas públicas ou declaradas de utilidade pública, ainda não utilizadas e sem previsão de utilização, e que estão servindo para acúmulo de lixo ou ocupadas de forma irregular, em sua maioria por especulação imobiliária.

A participação da comunidade em áreas próximas às suas casas, contribuindo para a inclusão social, além de oferecer benefícios ambientais, sustentáveis e educacionais também fazem parte deste projeto, especialmente nesse momento de retomada das atividades, após o período crítico da pandemia.

Aprender como as plantas crescem e as melhores condições para ajudá-las a prosperar pode fornecer estímulos mental e intelectual para cultivar uma nova habilidade. Uma horta comunitária pode mudar a cultura de um bairro, proporcionando um interesse compartilhado e uma atividade que une as pessoas.

Postado: 27/09/2022
Atualização: 27/09/2022