Jacira e Ricardo propõem a criação de um programa para levar medicamentos nas residências de pacientes acamados

Garantir o acesso aos medicamentos. Este é um dos principais objetivos da vereadora proponente Jacira Santos (Progressista) e o vereador Ricardo Pires (MDB).

Na última sessão ordinária, foi aprovada a Indicação nº 172/2022, onde é sugerido, ao Poder Executivo, criar um programa para encaminhar os remédios de uso contínuo que foram prescritos em tratamento regular, diretamente às residências das pessoas acamadas permanentemente, idosos com mais de 60 anos, usuários de oxigenoterapia, pessoas com deficiência (PCDs) e pacientes submetidos a hemodiálise. A iniciativa visa dar mais conforto e facilitar a vida das pessoas sem a necessidade de o paciente se deslocar até as farmácias da rede municipal. Desta forma garantindo o acesso mais efetivo aos medicamentos.

Outro fator importante é que permitirá que a prefeitura tenha a identificação exata dos pacientes, dos medicamentos e da quantidade que será distribuída, evitando o desperdício ou a formação de estoques indevidos.

A indicação para o atendimento domiciliar pode vir de diferentes serviços da rede de atenção à saúde, sendo o cuidado compartilhado com a família e/ou cuidador responsável. O objetivo com essa iniciativa é proporcionar um cuidado mais próximo da rotina da família, oportunizando um atendimento mais humanizado, e dentro de casa. Isso é elemento importante para a recuperação de doenças, redução dos riscos de contaminação e de infecção, no caso de pacientes em pós-operatório, e contribui também para a desocupação de leitos hospitalares.

Postado: 07/07/2022
Atualização: 07/07/2022