Ezequiel defende a criação da Guarda Municipal

A indicação que sugere ao Poder Executivo que estude a possibilidade da criação, organização e estruturação de uma guarda municipal foi aprovada em plenário na última segunda-feira, dia 11. A concepção de uma guarda municipal em Santo Antônio da Patrulha é tema levantado pelo vereador Ezequiel Peixoto, que vê a iniciativa como forma de aperfeiçoar a segurança pública no município.

O vereador enaltece o trabalho realizado pelos órgãos de segurança, mas reconhece as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia. A proposta visa que seja adotada no município uma nova forma de combate à criminalidade, baseada na prevenção. Prevê também a contratação de profissionais que tenham curso específico de guarda ou vigilância, armada ou não, mas que façam ronda 24 horas por dia.

O objetivo da criação da guarda municipal não tem a finalidade de suprimir espaços ou diminuir poderes de outras instituições de segurança pública, pois as atribuições de todos os órgãos estão definidas em legislações específicas.

“Temos que nos integrar, colaborar e auxiliar dentro de nossa possibilidade, para que Santo Antônio da Patrulha continue sendo uma cidade cada vez mais segura. Segurança pública não é só questão policial. Hoje é uma responsabilidade de todos”, conclui.

A guarda municipal teria a função primordial de proteger os bens, serviços e instalações do Município, prevenindo a ocorrência de atos ilícitos, danos, vandalismo e sinistros contra os mesmos, através do patrulhamento ostensivo e preventivo, além da vigilância de escolas, unidades de saúde, museus e demais prédios utilizados na prestação de serviços públicos, onde garantiria a promoção das condições necessárias para que a população possa usufruir desses ambientes com segurança.  “É uma forma de deixarmos a comunidade mais amparada contra a criminalidade”, declarou.

A indicação agora será enviada ao Poder Executivo que é o responsável pela decisão de implementar a guarda municipal. O vereador está otimista quanto a avaliação da iniciativa pela prefeitura.

Postado: 13/07/2022
Atualização: 13/07/2022