Cônsul do Paraguai vem a SAP para discutir internacionalização do Município

Na manhã da última quarta-feira, dia 16, o município de Santo Antônio da Patrulha recebeu a visita de uma comitiva do Paraguai, liderada pelo Cônsul Geral do país no Rio Grande do Sul, José Martínez Lezcano, e pelo adido comercial do consulado, Jorge Valenzuela. Diversos empresários patrulhenses estiveram presentes à reunião, onde foi apresentado o perfil de internacionalização do município. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito Rodrigo Massulo.

Massulo destacou a importância da inovação e do desenvolvimento econômico internacional do município. “Abrimos caminho para aqueles que não exportam, ou exportam pouco, entenderem melhor como podem investir na internacionalização dos seus negócios. A meta deste projeto é fomentar e auxiliar no estabelecimento de relações das empresas patrulhenses com outros países. Penso que encontros como esse são um passo importante neste caminho”.

“Queremos estreitar os laços de nosso país com Santo Antônio da Patrulha. Este processo de internacionalização é capaz de aumentar a demanda das empresas e gerar empregos, resultando em desenvolvimento que beneficia a todos os habitantes. É admirável o trabalho que esta gestão municipal está fazendo neste sentido, de ampliar as fronteiras comerciais da cidade, demonstrando, assim, uma genuína preocupação com o futuro de sua população”, reforçou Lezcano.

A apresentação foi conduzida pelo diretor da empresa Roedel Intl Advisor, Cezar Roedel, que presta assessoria internacional à SAP. “Nosso objetivo principal é proporcionar ao município a oportunidade de estabelecer suas próprias relações internacionais, com envolvimento do empresariado, visando o desenvolvimento econômico da cidade de suas empresas”, explicou.

O projeto de internacionalização do município é gerido pelo Diretor de Inovação e Empreendedorismo da Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPDE), Kassiano Fraga.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, o município é uma terra de muitas oportunidades. “É raro o município que está pensando na internacionalização, mas Santo Antônio demonstra estar dando um passo muito importante para a criação de uma reputação internacional”.

Ainda estiveram presentes no ato o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, a secretária do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Katiane Costa, o secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi, e o diretor do campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha, Antônio Valente, vereador Paulo Neves, além de empresários patrulhenses das mais diversas áreas de atuação.

Postado: 17/11/2022
Atualização: 02/12/2022