Conexão Sul Brasil de Armazenagem apresentou, a Câmara de Vereadores, projeto do maior Centro de Distribuição de Congelados do mundo

Na segunda-feira, dia 25, após a reunião das comissões permanentes, os vereadores estiveram reunidos no Plenário Euzébio Barth, na Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha, com diretores da empresa Conexão Sul Brasil de Armazenagem, Eliandro Goulart e Edemar Tutikian, departamento de engenharia da Mecalux, Diogenes Marquês, também com a presença do diretor Técnico, Valter Tavares, e o gerente de Projetos, Enilso Ribeiro, da empresa Ecosafety Serviços e Projetos Ambientais LTDA.

No início da conversa sobre o projeto, o diretor jurídico da empresa Conexão Sul Brasil, Dr.Edemar Tutikian, pode apresentar aos vereadores alguns dados e informações sobre o maior Centro de Distribuição de Congelados do mundo, devendo se situar próximo a uma das alças de acesso à freeway na localidade de Esquina dos Morros, em Santo Antônio da Patrulha. O Centro deverá armazenar 165 mil posições congeladas e refrigeradas, sendo 100% automatizado e tendo como parceira no projeto a empresa multinacional Mecalux, maior empresa do mundo em tecnologia de armazenagens. A Mecalux foi quem construiu na Turquia, uma das maiores plataformas logísticas do mundo.

Em seguida, foi dada a palavra ao diretor Operacional, Eliandro Goulart. Apresentou o investimento que ocupará uma área de 35 hectares e após as liberações, em 24 meses, o Centro estará em pleno funcionamento. A obra terá uma área construída de 100.000 m² e área pavimentada de aproximadamente 150 mil metros quadrados. Quando estiver em pleno funcionamento, conforme diretores da empresa Conexão Sul Brasil, a previsão de faturamento mensal ultrapassará os R$ 300 milhões.

Também tem parceria com a ADVANCED que fará toda a questão financeira do recurso que vem de aporte internacional. A ADVANCED é uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil, bem como representa diversos fundos de investimento internacionais. O investimento na ordem de R$ 2 bilhões deverá alavancar, em definitivo, o desenvolvimento de Santo Antônio da Patrulha.

O investimento, na avaliação de Eleandro Goulart, representará a mudança da rota logística do Estado RS, dando qualidade no armazenamento e ao município, além da geração de empregos e o aumento do PIB.

Além do sistema de congelamento, o Centro será também um armazém seco, tornando-se um celeiro para o restante do Estado. Quando o investimento estiver em pleno funcionamento será possível o carregamento de 800 caminhões por hora, porque o Centro se tornará o maior em movimento deste tipo de carga no mundo.

Para o presidente da Casa Legislativa, André Selistre, juntamente com os demais vereadores, destaca que com este investimento da Conexão Sul Brasil Armazenagem o município dará um salto significativo.

“Para o nosso município e região irá representar um desenvolvimento muito grande, porque até então, sempre se dizia que o Litoral não possuía vida própria, mas com este investimento o município terá um crescimento cada vez maior”, finaliza André.

Postado: 26/07/2022
Atualização: 26/07/2022