André recebe organizador do 8º Festival de Terno de Reis

O presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, recebeu na tarde desta quinta-feira (17) a presença de Volmir Gomes dos Santos, um dos organizadores do 8º Festival de Terno de Reis da localidade Alto Ribeirão. Volmir oficializou o convite ao presidente e expôs as funcionalidades do projeto em sua 8ª edição, onde envolve toda a comunidade.

Desde a sua primeira edição, em 2015, o proponente deste projeto faz parte de um grupo de Terno de Reis que se ocupa anualmente em reviver e manter viva a tradição folclórica. O grupo em questão denomina-se Grupo Tradição e é formado por cinco integrantes: Wilson (mestre), Adilson, Hélio e Arlindo. O quinto integrante é o Volmir Gomes dos Santos (contramestre) que herdou do seu pai, João Nunes dos Santos (tio Guta), o dom de tocar o Terno de Reis.

O Terno de Reis é uma manifestação folclórica de extrema importância em nossa região. É como são chamados os grupos de músicos que têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. Eles mantêm uma tradição de origem portuguesa relacionada a essa história bíblica. Tradicionalmente, esses grupos percorriam as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que é comemorado o Dia de Reis.

O Festival acontece no dia 23 de dezembro, às 20h, na Igreja do Alto Ribeirão (Sinico), que terá também o jantar (galeto).

Conforme a Lei nº 8.558, de 28 de agosto de 2020, oficializa o evento “Terno de Reis” como patrimônio cultural, social e econômico no município de Santo Antônio da Patrulha.  De acordo com o proponente, André Selistre, a intenção do projeto, é valorizar a nossa cultura açoriana. O Terno de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal, que atravessa gerações e ainda hoje é atuante. Tem a função de agregar a sociedade e as famílias, além de valorizar e promover o turismo local anunciando o nascimento do menino Jesus.

Postado: 18/11/2022
Atualização: 02/12/2022