sessoes ordinarias

SESSÕES ORDINÁRIAS:

segundas-feiras, às 16 horas.
Ezequiel visita AL em busca de recursos para Santo Antônio

Na última terça-feira, dia 29, cumprindo agenda em Porto Alegre e dando continuidade às visitas a bancada Progressista na Assembléia Legislativa, o vereador Ezequiel Peixoto percorreu os gabinetes de vários deputados levando os projetos de Santo Antônio da Patrulha, reivindicando recursos para a cidade e reafirmando compromisso de trabalho e reforçando apoio com as bases. Para o vereador, a cidade vive um momento de expansão, com muita responsabilidade, garra e força de vontade na busca de uma cidade melhor, com mais oportunidades, mais justa e igualitária para todos. Em visita ao gabinete do coordenador geral da bancada Progressista, Giovani de Cezaro, Ezequiel comentou a importância dos deputados em reforçar o compromisso de apoiar o município. Dentre as reivindicações apresentadas estão o aumento de efetivo para a Brigada Militar e Polícia Civil, além de recursos para áreas como a saúde, turismo, esporte e infraestrutura urbana, inclusive reforçando o pedido de emendas orçamentárias para contemplar novos projetos para Santo Antônio da Patrulha. De acordo com o vereador a receptividade foi excelente, e em todos os gabinetes o apoio é total ao município. Ouvir as demandas e apresentar resolutividade é algo muito importante no trabalho desempenhado pelo vereador Ezequiel Peixoto. Para ele, são contatos importantes, porque podem assegurar recursos e melhorar a vida da população. “Espero, em breve, ter boas notícias aos patrulhenses”.

thumbnail
Câmara de Vereadores participa da assinatura do contrato entre o Executivo e a Associação Hospitalar Vila Nova

O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio, vereador André Selistre (PP), ao lado de vereadores da base do governo, participou nesta quarta-feira (30/11), da solenidade da assinatura do contrato entre o Poder Executivo e a Associação Hospitalar Vila Nova. O ato foi realizado no gabinete do prefeito Rodrigo Massulo e contou com a expressiva participação de autoridades e representantes da comunidade patrulhense.  A ação integra o trabalho da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, com o apoio da Câmara de Vereadores, para garantir à população acesso cada vez maior aos serviços de saúde oferecidos pelo município. A oftalmologia, especialidade na qual Santo Antônio é referência para região, terá no próximo ano um incremento de 2.580 cirurgias de cataratas e 1800 consultas, fruto do recente convênio assinado entre o Vila Nova e a Secretaria Estadual da Saúde (SES), no programa Cirurgia +, proposta realizada pela vereadora e líder de Governo, Jacira Santos. Além da presença do presidente André Selistre, também participaram os vereadores Ezequiel Peixoto, Valtair Andrade, Diego Portal, Samuel Souza, assessor Jurídico Ângelo Jardim, o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, o prefeito de Caraá, Magdiel Silva e o vereador Bolívar Gomes, o secretário municipal da Saúde, Antônio Selistre, o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal’Molin, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do RS (COSEMS), Guilherme Ribas, o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Marcus Linden, a presidente da Liga feminina de Combate ao Câncer, Ana Maria Gomes de Souza, o secretário da Saúde de Caraá, Telmo Oliveira e o Corpo de Bombeiros Militar de SAP.

thumbnail
EMEI Moranguinho visita a Câmara

Alunos da EMEI Moranguinho, acompanhados da diretora Meriéli Carlos e as professoras Letícia Ferreira e Edna Barcela, estiveram na manhã de terça-feira (29) visitando a Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha e entregaram um convite especial ao presidente, André Selistre, e seu vice Samuel Souza. Eles aproveitaram para convidar os vereadores a participarem do encerramento de ciclo da educação infantil (festa dos prés), que acontece no dia 09 de dezembro, às 19h30min, no saguão da Escola Moranguinho.  O presidente agradeceu a visita, parabenizou a diretora e professoras pelo trabalho realizado durante este ano, e sentiu-se lisonjeado pela presença dos pequenos grandes cidadãos que inspiram e orgulham, deixando a esperança de um futuro valoroso. “Estou muito honrado em receber o futuro de amanhã que são essas crianças”, ressaltou. Em 2014 foi inaugurado o novo prédio da Escola Municipal de Educação Infantil Moranguinho, no loteamento Solar, em Santo Antônio da Patrulha. Hoje a escola possui 163 alunos e conta com 26 educadores (entre professores/cuidador social), 1 coordenador pedagógico e 12 funcionários.  

thumbnail
André recebe integrante da comissão do Rodeio Crioulo de Santo Antônio

Na última terça-feira (29), o presidente da Casa, vereador André Selistre (Progressistas), recebeu o integrante da comissão da 35ª edição do Rodeio Crioulo Nacional de Santo Antônio da Patrulha. Na oportunidade, Fernando Missel agradeceu o apoio e a parceria do Poder Legislativo para a realização do evento e convidou para a festividade, acompanhado do secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sergio Airoldi (Canário). O rodeio acontecerá de 09 a 11 de dezembro, no Parque de Exposições do Sindicato Rural, tendo como promotora a Prefeitura Municipal, numa parceria inédita entre os CTGs Patrulha do Rio Grande e Coronel Chico Borges, Câmara de Vereadores e Sindicato Rural. “É extremamente importante contar com o apoio do Poder Público para a realização do nosso evento, pois ele atrai inúmeros turistas e consequentemente acaba levando o nome de Santo Antônio para fora do estado, este apoio mostra que nosso município está engajado em manter sempre viva a cultura Gaúcha”, citou André Selistre. Neste ano, o desafio é superar as edições passadas com a participação dos CTGs e piquetes de laçadores.  Bailes nas noites de sexta-feira e sábado levarão grande público com entrada gratuita. No domingo, provas artísticas e campeiras atrairão a atenção dos apaixonados por rodeio.

thumbnail
Câmara recebe a visita do presidente da Liga Serramar

Na segunda-feira (28), à tarde, o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, recebeu a visita do presidente da Liga Serramar, Manoel Itamar Soares Dias (Barriga) e do secretário Edilso Marques. André enalteceu a organização deste que é o maior campeonato do Litoral Norte. Na oportunidade Barriga, emocionado, lembrou ser patrulhense raiz e quando pode vir ao município passa para visitar a sua mãe que até hoje reside em Santo Antônio. Vereador e atual secretário de Obras do município de Capivari do Sul, ele agradeceu o Requerimento nº 881/22 recebido, do Poder Legislativo Patrulhense, com os Votos de Congratulações a Liga Serramar. Durante a visita de cortesia, André parabenizou Barriga por ser o vereador mais votado e pelo desafio de assumir a secretaria de Obras do município de Capivari.  “É um desafio e tenho certeza que capacidade e vontade de fazer mais pelas pessoas ele tem de sobra”, afirma André. Mais tarde, no início da 43ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, Barriga participou da tribuna livre. No final de sua fala entregou, ao presidente da Câmara de Vereadores, uma lembrança da Taça Banrisul Serramar 2022.

thumbnail
Bacana se manifesta contra o possível fechamento da escola Hilda Lopes da Luz

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Hilda Lopes da Luz foi o principal assunto abordado pelo vereador João Luis Moreira (Bacana PTB), durante o uso da tribuna na 42ª Reunião da Câmara de Vereadores. Conforme o vereador, a notícia de um possível fechamento da unidade gerou diversas manifestações por parte de pais de alunos e funcionários. Durante o uso da tribuna, Bacana se posicionou contra o fechamento não só desta, mas de qualquer unidade escolar, e a favor do diálogo entre a Casa Legislativa, secretaria da Educação e a comunidade escolar. O vereador colocou em pauta o Requerimento 1309/2022, por meio do qual solicita ao Poder Executivo e a secretária da Educação, Josélia Fraga, a viabilidade de não encerrar as atividades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hilda Lopes da Luz, localizada na região do Canto dos Guilhermes. O requerimento foi lido e aprovado por unanimidade, no dia 21 de novembro, durante a 42ª Reunião Ordinária.     Ainda na semana passada, os vereadores Bacana e Ricardo Pires estiveram visitando a escola, conversando com os alunos, professores, funcionários e a direção. Hoje possuem 9 alunos, mas a diretora Maria Regina Ferreira garante já ter mais seis alunos para o ano letivo de 2023. Com esta situação os vereadores aguardam a reunião agendada pela SEMED e confirmada para acontecer hoje, dia 29/11, no final da tarde, nas dependências da escola com os moradores da comunidade, professores, direção, representantes da secretaria Municipal da Educação e Poder Executivo.

thumbnail
Diego recebe a visita da secretária Gerusa Silveira

Na tarde de quinta-feira (24) o vereador Diego Portal recebeu, em seu gabinete, a visita da secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), Gerusa Silveira. Segundo relato do próprio vereador, o encontro foi totalmente informal, mas com muito proveito no sentido de receber informações detalhadas dos trabalhos realizados na secretaria, mas também sobre os projetos “Faça uma Criança Feliz” do professor José Robson Mesquita da Silva e do residencial Santo Antônio. A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, o amparo às crianças e adolescentes carentes, a promoção da integração ao mercado de trabalho, estão entre as atividades exercidas pela equipe da secretaria. Diego concluiu dizendo ser muito importante esses encontros com os secretários municipais, pois é desta forma que começa a existir um entrosamento maior entre os Poderes Legislativo e Executivo, tendo os vereadores as informações necessárias de cada pasta, podendo transmitir à população aquilo que está acontecendo no município.

thumbnail
Chocolate pede fiscalização mais rígida com as empresas que executam obras no município

O asfalto remendado após intervenção feita por uma empresa, execuções de obras não finalizadas e tantas outras situações vivenciadas no município de Santo Antônio da Patrulha, levou o vereador, João Eliseu de Souza Meregali (Chocolate), a sugerir ao Poder Executivo o estudo e a elaboração de um projeto regularizando prazos e multas em relação às intervenções promovidas por empresas concessionárias impedindo a má qualidade de obras que geram riscos à população. A Indicação nº 339/2022 foi aprovada, por unanimidade, durante a 42ª Reunião Ordinária realizada na última segunda-feira, dia 21.   Na sua opinião são obras que impactam a todos os munícipes. “Até quando a gente vai ver esse tipo de situação em Santo Antônio da Patrulha? Porque a empresa faz e não tem nenhum tipo de penalização para impedir que isso ocorra. Não demoram dois, três meses e o asfalto afunda, por exemplo”. De acordo com o vereador é inadmissível que tenhamos que conviver com buracos e rasgos por toda a cidade. Tanto em bairros como no centro, este tipo de problema acontece de forma recorrente, e precisamos dar um basta nisso.

thumbnail
Paulo Neves pede ao Estado RS inclusão do município no projeto de escolas de tempo integral

Este é um dos grandes desafios da ampliação de escolas de tempo integral. Nesta semana, o vereador proponente Paulo Neves encaminhou, junto com a sua bancada MDB, o Requerimento nº 1308/2022 ao vice-governador eleito Gabriel Souza propondo a inclusão do município de Santo Antônio da Patrulha neste projeto.   Conforme a avaliação cautelosa da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, nomeada no fim da primeira gestão de Leite, potencialmente existe a chance do Estado do RS passar ao modelo de tempo integral pelo menos metade das escolas estaduais de Ensino Médio. Em números, significa saltar das atuais 18 para 550, em quatro anos. Para uma escola ser considerada de tempo integral, ela precisa oferecer no mínimo sete horas de carga horária diária, de segunda a sexta-feira. O Rio Grande do Sul terá, inicialmente, a carga mínima para o formato integral (há Estados que oferecem até dez horas diárias aos alunos). A educação de tempo integral prevê que a ampliação de carga horária deve mobilizar todas as disciplinas e dar espaço para atividades de criação dos estudantes.

thumbnail
NOTÍCIAS
Ezequiel visita AL em busca de recursos para Santo Antônio

Na última terça-feira, dia 29, cumprindo agenda em Porto Alegre e dando continuidade às visitas a bancada Progressista na Assembléia Legislativa, o vereador Ezequiel Peixoto percorreu os gabinetes de vários deputados levando os projetos de Santo Antônio da Patrulha, reivindicando recursos para a cidade e reafirmando compromisso de trabalho e reforçando apoio com as bases. Para o vereador, a cidade vive um momento de expansão, com muita responsabilidade, garra e força de vontade na busca de uma cidade melhor, com mais oportunidades, mais justa e igualitária para todos. Em visita ao gabinete do coordenador geral da bancada Progressista, Giovani de Cezaro, Ezequiel comentou a importância dos deputados em reforçar o compromisso de apoiar o município. Dentre as reivindicações apresentadas estão o aumento de efetivo para a Brigada Militar e Polícia Civil, além de recursos para áreas como a saúde, turismo, esporte e infraestrutura urbana, inclusive reforçando o pedido de emendas orçamentárias para contemplar novos projetos para Santo Antônio da Patrulha. De acordo com o vereador a receptividade foi excelente, e em todos os gabinetes o apoio é total ao município. Ouvir as demandas e apresentar resolutividade é algo muito importante no trabalho desempenhado pelo vereador Ezequiel Peixoto. Para ele, são contatos importantes, porque podem assegurar recursos e melhorar a vida da população. “Espero, em breve, ter boas notícias aos patrulhenses”.

Câmara de Vereadores participa da assinatura do contrato entre o Executivo e a Associação Hospitalar Vila Nova

O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio, vereador André Selistre (PP), ao lado de vereadores da base do governo, participou nesta quarta-feira (30/11), da solenidade da assinatura do contrato entre o Poder Executivo e a Associação Hospitalar Vila Nova. O ato foi realizado no gabinete do prefeito Rodrigo Massulo e contou com a expressiva participação de autoridades e representantes da comunidade patrulhense.  A ação integra o trabalho da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, com o apoio da Câmara de Vereadores, para garantir à população acesso cada vez maior aos serviços de saúde oferecidos pelo município. A oftalmologia, especialidade na qual Santo Antônio é referência para região, terá no próximo ano um incremento de 2.580 cirurgias de cataratas e 1800 consultas, fruto do recente convênio assinado entre o Vila Nova e a Secretaria Estadual da Saúde (SES), no programa Cirurgia +, proposta realizada pela vereadora e líder de Governo, Jacira Santos. Além da presença do presidente André Selistre, também participaram os vereadores Ezequiel Peixoto, Valtair Andrade, Diego Portal, Samuel Souza, assessor Jurídico Ângelo Jardim, o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, o prefeito de Caraá, Magdiel Silva e o vereador Bolívar Gomes, o secretário municipal da Saúde, Antônio Selistre, o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal’Molin, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do RS (COSEMS), Guilherme Ribas, o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Marcus Linden, a presidente da Liga feminina de Combate ao Câncer, Ana Maria Gomes de Souza, o secretário da Saúde de Caraá, Telmo Oliveira e o Corpo de Bombeiros Militar de SAP.

EMEI Moranguinho visita a Câmara

Alunos da EMEI Moranguinho, acompanhados da diretora Meriéli Carlos e as professoras Letícia Ferreira e Edna Barcela, estiveram na manhã de terça-feira (29) visitando a Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha e entregaram um convite especial ao presidente, André Selistre, e seu vice Samuel Souza. Eles aproveitaram para convidar os vereadores a participarem do encerramento de ciclo da educação infantil (festa dos prés), que acontece no dia 09 de dezembro, às 19h30min, no saguão da Escola Moranguinho.  O presidente agradeceu a visita, parabenizou a diretora e professoras pelo trabalho realizado durante este ano, e sentiu-se lisonjeado pela presença dos pequenos grandes cidadãos que inspiram e orgulham, deixando a esperança de um futuro valoroso. “Estou muito honrado em receber o futuro de amanhã que são essas crianças”, ressaltou. Em 2014 foi inaugurado o novo prédio da Escola Municipal de Educação Infantil Moranguinho, no loteamento Solar, em Santo Antônio da Patrulha. Hoje a escola possui 163 alunos e conta com 26 educadores (entre professores/cuidador social), 1 coordenador pedagógico e 12 funcionários.  

André recebe integrante da comissão do Rodeio Crioulo de Santo Antônio

Na última terça-feira (29), o presidente da Casa, vereador André Selistre (Progressistas), recebeu o integrante da comissão da 35ª edição do Rodeio Crioulo Nacional de Santo Antônio da Patrulha. Na oportunidade, Fernando Missel agradeceu o apoio e a parceria do Poder Legislativo para a realização do evento e convidou para a festividade, acompanhado do secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sergio Airoldi (Canário). O rodeio acontecerá de 09 a 11 de dezembro, no Parque de Exposições do Sindicato Rural, tendo como promotora a Prefeitura Municipal, numa parceria inédita entre os CTGs Patrulha do Rio Grande e Coronel Chico Borges, Câmara de Vereadores e Sindicato Rural. “É extremamente importante contar com o apoio do Poder Público para a realização do nosso evento, pois ele atrai inúmeros turistas e consequentemente acaba levando o nome de Santo Antônio para fora do estado, este apoio mostra que nosso município está engajado em manter sempre viva a cultura Gaúcha”, citou André Selistre. Neste ano, o desafio é superar as edições passadas com a participação dos CTGs e piquetes de laçadores.  Bailes nas noites de sexta-feira e sábado levarão grande público com entrada gratuita. No domingo, provas artísticas e campeiras atrairão a atenção dos apaixonados por rodeio.

Câmara recebe a visita do presidente da Liga Serramar

Na segunda-feira (28), à tarde, o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, recebeu a visita do presidente da Liga Serramar, Manoel Itamar Soares Dias (Barriga) e do secretário Edilso Marques. André enalteceu a organização deste que é o maior campeonato do Litoral Norte. Na oportunidade Barriga, emocionado, lembrou ser patrulhense raiz e quando pode vir ao município passa para visitar a sua mãe que até hoje reside em Santo Antônio. Vereador e atual secretário de Obras do município de Capivari do Sul, ele agradeceu o Requerimento nº 881/22 recebido, do Poder Legislativo Patrulhense, com os Votos de Congratulações a Liga Serramar. Durante a visita de cortesia, André parabenizou Barriga por ser o vereador mais votado e pelo desafio de assumir a secretaria de Obras do município de Capivari.  “É um desafio e tenho certeza que capacidade e vontade de fazer mais pelas pessoas ele tem de sobra”, afirma André. Mais tarde, no início da 43ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, Barriga participou da tribuna livre. No final de sua fala entregou, ao presidente da Câmara de Vereadores, uma lembrança da Taça Banrisul Serramar 2022.

ATIVIDADE LEGISLATIVA

CÂMARA EM FOTOS
Álbum 1
Álbum 1